domingo, 27 de janeiro de 2013

Mamihlapinatapai

 

  Imagino que aquele sentimento que eu pensava ser fruto da minha imaginação é bem mais real do que um dia eu sequer pude pensar, e nesta mesma linha de pensamento, penso que que você poderia estar a milhares de quilômetros e eu não imaginaria nunca ver a minha frente, então imagino que eu não esperava encontrar você, não agora, mas imagino que você também não estava procurando me encontrar, imagino que seus olhos não fariam questão de encontrar os meus, em meio a certezas e incertezas eu jamais poderia ter toda essa imaginação, eu jamais poderia ser tão criativa, pois as palavras deixariam de ter sentido ao estar em tua presença, e mesmo entendendo, deixaria de entender a pureza de tal sentimento, eu poderia me mover e fazer alguma coisa, mas será que eu deveria, será que o meu erro não seria me mover, será que tomar a iniciativa não seria estragar o que é perfeito de longe, será que procurar não é encontrar defeitos, não é perder o suspiro de cada som que sua voz poderia ecoar em minha mente desde a data que eu lembro ter a ouvido pela primeira vez, será que me manter séria seria também um erro, e me mover exatamente como eu sou, é um voto que eu tenho comigo mesma, então seria errado quebrar esse voto que eu tenho comigo. 
   Estaticidade não combina com a incoerência do meu eu, que pula de lado a lado em meio a tantos sorrisos, mas há algo em meio a essa falta de respostas que me deixa querer manter essa estaticidade ao cruzar com os olhos teus, algo que paralisa o turbilhão de atitudes que eu costumo ter, e quando não é esse algo, é um temor de certas respostas que causam um impacto anormal que eu mesma não esperava, eu sei que é meio incompreensível e foi por isso que inventaram essa palavra tão mal compreendida no português quanto eu mesma, Mamihlapinatapai, o sentimento que pula do meu coração ao teu quando meu olhar se encontra com o teu, que espera alguma atitude, que procura uma reação e não encontra, e faz questão de dar meia volta é só mais um traço de personalidade dessa palavra que seria a mais sucinta, e que gera tantos acasos por trás dela.

AB



** Quer saber mais sobre ? :

- Yagan era um idioma indígena falado por povos de Tierra Del Fuego, um arquipélago isolado que fica ao sul da América do Sul. Com o passar do tempo, o número de falantes nativos do idioma foi reduzindo até chegar à marca atual: um. Cristina Calderón é a única representante viva dos povos da Tierra Del Fuego e, provavelmente, a única que pode explicar com propriedade o mamihlapinatapai. Vamos tentar: é o olhar trocado por duas pessoas quando uma delas deseja que a outra tome iniciativa.

** Ouvindo 



Nenhum comentário:

Postar um comentário